Idealização
Do Molde do Sonho Abstrato à Construção da Realidade Possível
O IAKCCS - Instituto Allan Kardec de Conscientização e Conformidade Social - é o resultado de um sonho idealizado por um grupo de amigos espíritas munidos da vontade de criar e oferecer serviços inéditos e diferenciados a todas as pessoas e instituições que têm na figura de Allan Kardec e nos preceitos da Doutrina Espírita seu modo de pensar e de agir.
Trata-se aqui de um resumido relato feito por mim, Ernesto, e por minha esposa. Iniciamos o estudo da Doutrina Espírita no início de 2021. Na época, nós morávamos em Jundiaí/SP. Em janeiro de 2023, nos mudamos para Maringá/PR, continuando e intensificando nossos estudos em Kardec. Das primeiras percepções do projeto até a efetivação do registro do IAKCCS, com suas ações iniciais, tudo transcorreu em um curto espaço de tempo, menos de 12 meses, para ser mais preciso.
Ao final desse ciclo, após concluir o modelo conceitual do IAKCCS, com suas diversas áreas de atuação planejadas e com a concretização do nosso primeiro projeto, ficamos com a forte sensação de que tudo foi arquitetado pela espiritualidade maior que, meramente, nos confiou sua execução. Essa mencionada sensação é decorrente de inúmeras ideias que brotaram, e ainda brotam, em nossas mentes, às vezes de forma consciente, às vezes inconsciente.
Quero aqui compartilhar contigo, querido visitante do nosso sitio na Internet, a sequência das “ideias” e acontecimentos que se desenrolaram à nossa frente, com o claro objetivo de cativarmos sua atenção às ousadas propostas do nosso Instituto.
Veja abaixo, na linha do tempo, a rápida e intensa história desse fascinante projeto, o IAKCCS:
(DEZ/2023) Palestras Kardec - Nosso “pontapé inicial”
Após alguns meses de intensos estudos e infindáveis Palestras Espíritas assistidas no YOUTUBE, notamos a inexistência de uma ferramenta inteligente para buscas de palestras na Internet, com recursos de pesquisas pelo nome do palestrante, temas, canais e/ou palavras contidas nos comentários dos usuários. Encaramos isso como uma oportunidade de criar algo diferenciado e de grande utilidade para pessoas que consomem palestras. Pronto, estava criado conceitualmente nosso 1º projeto, o Palestras Kardec. Restava agora viabilizar sua execução e descobrir como mostraríamos o produto aos grandes palestrantes espíritas do YOUTUBE.
O ano de 2023 foi emblemático em nossas vidas, iniciando com a mudança de Jundiai para Maringá. Tivemos ainda no 1º semestre uma inesquecível viagem feita integralmente de carro, partindo de Maringá, terminando em Ushuaia, Argentina, passando por uma das mais belas regiões do planeta, a Patagônia. Percorremos quase 14 mil quilômetros em 37 dias. Foi um tempo especial, em que conhecemos lugares ímpares, em beleza e singularidade. Retornamos ao Brasil renovados em nossas crenças, com a ideia de ampliarmos nossa atuação no Espiritismo, mesmo sem saber ainda de que forma isso ocorreria.
Nos três últimos meses desse ano intensificamos nossos estudos, além de buscar e assistir a inúmeras palestras dos grandes oradores espíritas do YOUTUBE. Percebemos então que não existia uma ferramenta inteligente de buscas de palestras, que disponibilizasse recursos de pesquisas pelo nome do palestrante, tema da palestra, canais preferidos, palavras pronunciadas pelo palestrante ou contidas nos comentários dos usuários. Encaramos isso como uma oportunidade de criar algo de extrema utilidade para pessoas que consomem esse tipo de conteúdo.
Pronto, estava criado conceitualmente o nosso 1º projeto, sem ainda termos a real noção de onde chegaríamos. Restava agora viabilizar sua execução, definindo como conseguiríamos apresentar o Palestras Kardec aos grandes palestrantes espíritas do YOUTUBE. Seguimos o fluxo dos acontecimentos, despreocupados com os desafios que se apresentariam em nosso caminho.
(FEV/2024) CNIGE - Cadastro Nacional de Instituições e Grupos Espíritas - O maior e mais ousado projeto do IAKCCS
Ainda debruçado sobre as demandas conceituais do Palestras Kardec, iniciei uma procura na Internet visando identificar quantas e quais são as Casas Espíritas no Brasil, vinculadas a entidades federativas ou mesmo as independentes. As pesquisas mostraram a inexistência de uma ferramenta digital, que registrasse e exibisse as Casas Espíritas em todo o Brasil de forma qualificada e estruturada. Nesse momento, percebi que havia um significativo espaço para a criação de um sistema aplicativo, tanto para uso em computadores, como também para uso em dispositivos móveis (Tablets e Celulares). Nasceu então o CNIGE, que registrará todas as Casas Espíritas do Brasil, incluindo também Casas Assistencialistas e Grupos Virtuais de Estudo da Doutrina Espírita.
Ainda debruçado sobre as demandas conceituais do Palestras Kardec, iniciei uma procura na Internet visando identificar quantas e quais são as Casas Espíritas no Brasil, ligadas às entidades federativas ou mesmo aquelas independentes, não vinculadas a nenhuma outra instituição. Minhas pesquisas mostraram a inexistência de uma ferramenta digital, fundamentada em tecnologia de banco de dados e que registrasse e exibisse as Casas Espíritas em todo o Brasil. Não quero cometer aqui uma injustiça, por isso menciono que algumas poucas federações espíritas até possuem uma serviço de buscas de suas casas espíritas filiadas, mas todas elas operando de forma simplória, limitada e, na maioria das vezes, exibindo informações não estruturadas.
Nesse momento, percebi que havia um significativo espaço para a criação de um sistema aplicativo, tanto para uso em computadores, como também para uso em dispositivos móveis (Tablets e Celulares), com a finalidade de registrar e exibir informações qualificadas e estruturadas de todas as Casas Espíritas do Brasil. O CNIGE, que nasceu inicialmente com essa proposta, foi estendido para também agregar Casas Assistencialistas e Grupos Virtuais de Estudo da Doutrina Espírita na Internet, que existem em grandes quantidades.
Baseado no firme propósito de registrar todas as Casas Espíritas (vinculadas às entidades federativas ou não), todas as Casas Assistencialistas e todos os Grupos Virtuais da Internet, o CNIGE nasce com a diferenciada qualificação de ser a maior e mais completa ferramenta do segmento, viabilizando a prestação de valiosos serviços a toda a comunidade espírita. Nossa proposta de parceria, feita aos espíritas do Brasil (estimados atualmente em mais de 4 milhões de pessoas) e a todas as Casas Espíritas (estimadas hoje em mais de 12 mil instituições), permitirá oferecer inúmeros serviços gratuitos e gerar inquestionáveis melhorias evolutivas a todos.
(MAR/2024) e-Kardec - A contribuição da tecnologia para o crescimento do Espiritismo no Brasil
Em março de 2024, ao receber a visita do meu amigo, jornalista e escritor, Herivelto Machado, eu lhe apresentei os projetos Palestras Kardec e CNIGE. Ele se encantou com a proposta, manifestando seu desejo em contribuir conosco nessa empreitada, dizendo ser um simpatizante da Doutrina e um grande admirador de Allan Kardec. Em sua carreira profissional, como repórter televisivo, ele havia entrevistado o Chico Xavier e também o Divaldo Pereira Franco. Instintivamente, sugeri ao Herivelto que escrevesse um livro com Temática Espírita, que abordasse apenas as questões históricas do Espiritismo, voltadas ao uso da tecnologia na divulgação da Doutrina. Concordei em ajudá-lo na produção, e surgiu aí o e-Kardec, uma obra que resgata um pouco da história de pessoas abnegadas que deixaram suas boas marcas registradas na História do Espiritismo em solo brasileiro.
Em março de 2024, recebi a visita do meu amigo Herivelto Machado, quando lhe apresentei os dois projetos recém-elaborados, o Palestras Kardec e o CNIGE. Ele se encantou com a proposta, manifestando seu desejo de participar conosco dessa empreitada. Herivelto nos contou do seu envolvimento com o Espiritismo, mencionando ser um admirador de Allan Kardec e um simpatizante da Doutrina. Em sua carreira profissional, como jornalista e repórter televisivo, entrevistou em duas ocasiões o Chico Xavier e também o Divaldo Pereira Franco.
Eu havia acabado de ler seu livro, Marketing para Lojistas, e achei o texto muito agradável. Instintivamente, eu sugeri ao Herivelto que escrevesse um livro com Temática Espírita. Isso lhe causou certo incômodo, levando-o a me responder: “Não tenho conhecimento suficiente para escrever sobre o assunto”. Mencionei então a possibilidade de uma abordagem apenas sobre as questões históricas do Espiritismo, voltadas ao uso da tecnologia na divulgação da Doutrina. Nessa hora, “O feitiço virou-se contra o feiticeiro!”, pois ele respondeu que só aceitaria o desafio caso eu aceitasse assessorá-lo na produção. Não consegui declinar do seu pedido, e seguimos adiante. Surgiu aí o e-Kardec. Organizamos rapidamente as ideias que seriam abordadas na obra, percebendo de imediato seu enorme valor para o Movimento Espírita, ao resgatar um pouco da história de pessoas abnegadas que deixaram suas boas marcas registradas na História do Espiritismo em solo brasileiro.
Percebi aí que, quanto mais em pensava nos projetos, mais ideias brotavam em minha mente. Foi quando me dei conta da clara presença espiritual que me envolvia em todo o processo. Isso me confortava a cada momento, resultando no incremento de confiança para seguir adiante. Ficou claro que os desafios seriam grandes, mas superáveis, afinal tínhamos a espiritualidade como nossa parceira e condutora de nossas ações.
(ABR/2024) Ivan Franzolim - Um dos maiores estudiosos e pesquisadores do Espiritismo no Brasil
Em abril, na busca por dados estatísticos mais precisos do Movimento Espírita, encontrei inúmeros links com a biografia do Ivan Franzolim, autor da PNE - Pesquisa Nacional Espírita – e responsável pela coleta de dados sobre os espíritas brasileiros, suas atividades, compreensão doutrinária e relações com os Centros Espíritas. Com certa facilidade, consegui seu e-mail pessoal e o contatei. Foi uma conversa muito produtiva, em que trocamos as informações dos nossos projetos. Marcamos um encontro em São Paulo para apresentar ao Ivan, em maiores detalhes, nossos três projetos e conhecer um pouco mais sobre a PNE e sobre as atividades dele no mundo espírita. Após quatro horas de um papo deleitoso, recebemos seu aval para integrar sua pesquisa (PNE) ao CNIGE, objetivando ampliar exponencialmente a quantidade anual de pessoas e respostas constantes na pesquisa, fornecendo um retrato real e mais aguçado do Movimento Espírita no Brasil.
No início do mês de abril, já com os três projetos iniciais carregados na nossa prateleira virtual, percebi a necessidade de obter informações estatísticas mais precisas da realidade do Movimento Espírita Brasileiro. Em menos de 30 minutos, já tinha me deparado com o nome do Ivan Franzolim, autor da PNE - Pesquisa Nacional Espírita. Com relativa facilidade, consegui o seu e-mail pessoal e, em menos de dois dias, já estava em contato com ele. Desde a nossa primeira conversa, o Ivan se mostrou altamente interessado em nossos projetos, já disponibilizando valiosas informações estatísticas referentes ao Espiritismo no Brasil.
Nossa motivação só fazia crescer, o que nos levou a programar uma ida à São Paulo para conhecê-lo. Em menos de 15 dias, já estávamos reunidos com o Ivan Franzolim para uma instigante conversa, que durou mais de quatro horas, quando trocamos diversas informações. De imediato, recebemos seu aval para integrar sua pesquisa (PNE) ao CNIGE. Nesse ano de 2024, a PNE já estava em sua 10ª edição, com a média anual de seis mil pessoas que, voluntariamente, respondiam sistematicamente pela Internet às perguntas elaboradas.
Uma das mais valiosas informações oferecidas por ele foi a quantidade de Espíritas declarados no censo/2010 do IBGE, estimada naquele ano em 4,2 milhões de pessoas. Percebemos que, quando comparamos esse número à quantidade de respostas anuais da PNE, trata-se era um número incipiente. Isso nos motivou de imediato a sugerir a integração com o CNIGE que, quando efetivada, certamente exponenciará a quantidade anual de pessoas e respostas na referida pesquisa, fornecendo informações mais condizentes com a forma de pensar e agir dos Espíritas no Brasil.
Começou ali uma forte amizade, fundamentada na convergência de interesses de todos. Ivan Franzolim tornou-se o nosso maior parceiro e, desde então, nos fornece diariamente dados de inestimável valor, além de compartilhar conosco sua rica experiência de vida como estudioso contumaz do Espiritismo.
(AGO/2024) IAKCCS - Nascia a ideia embrionária do Instituto
Os quatro projetos idealizados já estavam em fase de execução, mas faltava algo que os unisse, algo que gerasse a credibilidade necessária para que pudéssemos apresentá-los ao mundo. Novas ideias continuavam a surgir e o incômodo de não conseguir vislumbrar uma forma de uni-los também crescia. A forma intuitiva que consegui enxergar foi a de criar uma instituição sem fins lucrativos. Com a ideia em andamento, veio também a infindável lista das demandas legais para viabilizar sua criação. Não menos importante era descobrir quem mais estaria disposto a agregar-se ao nosso ideal. Superadas todas as dificuldades iniciais, conseguimos modelar o IAKCCS e partir para sua execução.
Já no mês de agosto, eu comecei a perceber um aspecto comum aos quatro projetos em andamento que me causava um certo incômodo. Eu já tinha especificado quase por completo o Palestras Kardec e o CNIGE, ambos no segmento de desenvolvimento de aplicações para Internet. Tínhamos também o livro e-Kardec, em fase de escrita pelo Herivelto Machado e com as primeiras entrevistas de palestrantes famosos já realizadas. Adicionalmente, já avançávamos na integração do aplicativo CNIGE com a PNE, pesquisa coordenada pelo Ivan Franzolim. Mas havia algo faltante, algo que gerasse a “ligação” de todos os projetos e das pessoas que paralelamente os conduziam.
Minha preocupação veio acompanhada de uma grande quantidade de novas ideias, incrementando nosso estado de ânimo. Mas faltava ainda a forma de juntarmos tudo que estava sendo criado e produzido pela equipe, ou seja, uma solução de convergência para agrupar, rotular e apresentar ao mundo nossos produtos e serviços. Similar às ideias que surgiam em minha mente, veio a forte intuição de fundar uma instituição sem fins lucrativos e que abraçasse simultaneamente todos os nossos projetos. Fazer algo que demande conhecimentos e habilidades já dominados é fácil. O desafio que se apresentava era criar uma instituição sui generis, que deveria legalmente cumprir as leis e preceitos éticos padronizados, sem termos o conhecimento necessário. Era justamente isso que me incomodava.
Eu acredito que no mundo dos pensamentos, conhecido também como mundo dos sonhos, tudo é mais fácil, o que nos permitiu ampliar as ideias em busca de um modelo ideal daquilo que solucionaria nossos problemas. Após duas ou três semanas de intensas pesquisas na Internet e de conversas do grupo com algumas pessoas doutas no assunto, conseguimos formular um conceito de instituição que atenderia a todas as nossas necessidades. Pronto, agregamos aí à nossa prateleira virtual a ideia de criação do Instituto. Restava agora definir quais eram as obrigações legais e qual seria o grupo de pessoas que comungasse do mesmo ideal sonhado por todos nós.
Quem Somos - veja também:
- Motivação - Transformar a crença conjunta em energia propulsora aplicada
- Denominação - O desafio de aclarar e disseminar uma ideia conceitual diferenciada
- Equipe - Juntar pessoas, intenções e competências às ousadas propostas
- Obstáculos - Pequenos, médios, grandes e, por vezes, inimagináveis entraves
- Modelo - Descobrir a referência conceitual ideal e adequada ao Instituto
.webp&w=3840&q=90)